Palavra do Soberano Inspetor

  • Home
  • Palavra do soberano inspetor

MENSAGEM DO SOBERANO

Atualmente estamos diante de novos desafios. A Humanidade está sem rumo, perdeu o referencial de lideranças e das instituições civis e culturais, e sobrevive em meio à falta de valores éticos e morais. Sobreviver não deveria ser o suficiente, pois nascemos para viver de acordo com princípios naturais à nossa essência de evoluir eternamente.

O uso do poder para beneficiar pequenos grupos ainda é um vício social presente, e infelizmente contaminou todo o sistema político mundial. Nesta realidade nós brasileiros somos atualmente uma das maiores vítimas. E nós maçons que deveríamos estar alertas para proteção de nossos irmãos profanos vivenciamos a mesma doença no coração da nossa querida Ordem.

Considero que a principal divisa de nossa Ordem é a Fraternidade. É o princípio base de conexão entre nossos membros, e, portanto, seria essencial para nossa manutenção e evolução. Mas constatamos diariamente que o orgulho e a vaidade estão sobrepondo o respeito e a fraternidade entre os irmãos.

O Rito Moderno é um dos pilares da maçonaria especulativa. Um Rito eminentemente racional, por meio da busca incessante da Verdade, através do estudo da Humanidade, de suas necessidades e realidades, com liberdade total de consciência visa que seus membros sejam líderes na busca por um mundo onde as Virtudes prevaleçam.

O Supremo Conselho do Rito Moderno (SCRM), potência regular, reconhecida, independente, através desta mensagem do Soberano, clama à todos os Modernistas o respeito aos nossos princípios fundamentais de Liberdade Absoluta de Consciência e Tolerância, e que através do Trabalho desbastem em si mesmos os princípios acima expostos, e ainda que o façam prevalecer em toda a Maçonaria e na Humanidade de forma geral e irrestrita.

 

Pasquale Mignella Filho
Grande Inspetor Geral do Rito Moderno