Notícias sobre o Rito Moderno

Notícias sobre as Lojas e Capítulos do Rito Moderno

Acompanhe com regularidade esta sessão para se manter atualizado

Ontem (10/06) o SCRM fundou mais um Sublime Capítulo Regional. Foi o de número 41 em São Caetano do Sul. O Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno para o ABC - Cavaleiro Rosa Cruz atenderá a todo o ABC Paulista. ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Nota de Esclarecimento

“Mentiram-me. Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma, completamente. E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo, impune/mente. Não mentem tristes. Alegremente mentem. Mentem tão nacional/mente que acham que mentindo história afora vão enganar a morte eterna/mente...”
(Affonso Romano de Sant'Anna, A implosão da mentira)

Eu Pasquale Mignella Filho, Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno, venho a público, face as declarações publicadas em redes sociais e enviadas as autoridades do Grande Oriente do Brasil, e que são em sua essência extemporâneas e que têm por finalidade tirar a credibilidade da Instituição que Presido, declaro o seguinte;

1. Através do Ato 64 de 28 de agosto de 2015 desfiliei o SCRM da UMURM e cancelei todos os tratados com potencias mistas e filiadas à UMURM, que foram subscritos pelo Irmãos José Maria Bonachi Batalla e Sergio Ruas. O primeiro reconhece o erro, o segundo acusa os outros de terem assinado o tratado, já cancelado há muito tempo.

2. Eu nunca publiquei, ou enviei ou autorizei que utilizassem meu nome em publicações no BLOG da UMURM, embora terceiros o tenham feito.

3. Até 1951 o SCRM que era conhecido por Muito Poderoso e Sublime Grande Capítulo do Rito Moderno para o Brasil era presidido pelos Soberanos Grãos Mestres do Grande Oriente do Brasil.

4. Com a separação dos Graus Simbólicos dos Filosóficos, o Supremo Conselho do Rito Moderno passou a ter vida própria e nada mais natural do que assumir oficialmente, como única potência, o comando Filosófico do Rito Moderno através da assinatura do tratado de Amizade e Mutuo Reconhecimento entre o GOB e o SCRM, tratado este Re-ratificado em 5 de abril de 1972.
Portanto qualquer insinuação de ilegitimidade do Supremo Conselho do Rito Moderno é puro invencionismo ou ficção, própria de quem faz uma denúncia sem aparo da realidade e da verdade.

Pasquale Mignella Filho
Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno
... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Esclarecimentos aos Poderosos Irmãos das Oficinas Maçônicas e do Supremo Conselho do Rito Moderno ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Maçonaria é uma Ordem, uma Escola Iniciática, alicerçada nos símbolos e na TRADIÇÃO. Apoie a TRADIÇÃO, apoie o Supremo Conselho do Rito Moderno – SCRM e o Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita - ECMA. Dia 15 de Junho, em Brasília, conclamamos a todos os Deputados Federais do Grande Oriente do Brasil - GOB, a defenderem a tradição, a história da maçonaria brasileira. #NÃOAQUEBRADOTRATADO
#TRADIÇÃO
#HISTÓRIA
#DNA
#ANTIGO
#LEGÍTIMO
... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

O SCRM deseja ao seu Soberano Grande Inspetor Geral Ir. Pasquale Mignella um feliz aniversário e muito prosperidade. ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Dia histórico para o SCRM com a assinatura do Tratado de amizade e Mútuo Reconhecimento entre a GLESP - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo e o SCRM - Supremo Conselho do Rito Moderno, reconhecendo como Potência Maçônica Regular, Legítima, Guardiã do Rito Moderno e Soberana. ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Sublime Capítulo Regional Paulistano “Otaviano Du Pin Galvão Filho” ao Vale de São Paulo.

Dia 12/02/2019 (3ªf) às 20h no Sublime Capítulo Regional Paulistano “Otaviano Du Pin Galvão Filho”, RITO MODERNO, RUA PROFESSOR JOSÉ LANDULFO Nº 138, SÃO PAULO/SP, VILA GUMERCINDO, Sessão de elevação ao grau 7 do RM, iniciando:- Pedro Goulart, Ivanildo Almeida Lima, Leonardo Porto Mignella, Hamilton Cunha e Adriano Marques da Silva, tendo como Sapientíssimo o poderoso irmão Alexandre Schmied, estando presente as autoridades maçônicas, Pasquale Mignella Filho Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno, Rafael de Luca, Jorge Carvalho, Helio Barroso.
SUPREMO CONSELHO DO RITO MODERNO E SUA HISTÓRIA
O Supremo Conselho do Rito Moderno tem jurisdição nacional sobre todos os seus graus filosóficos. Representa o ápice do Rito Moderno. Os membros do Supremo Conselho têm o tratamento de Grandes Inspetores e atuam no Grau 9, Cavaleiro da Sapiência, 5ª Ordem.
De acordo com Castellani (2001.V.II), em 1839, a Constituição do Grande Oriente do Brasil instituía o Grande Colégio de Ritos, para abrigar os Altos Graus dos Ritos então praticados: Moderno, Adonhiramita e Escocês Antigo e Aceito. Em 1842, com a promulgação de uma nova Carta Magna do Grande Oriente do Brasil, foi reorganizado o Grande Colégio dos Ritos, com os três ritos então praticados.
A Obediência Filosófica no Brasil foi fundada em 1842 com a criação do Grande Capítulo dos Ritos Azuis. Os chamados Ritos Azuis referem-se aos Ritos, Moderno e Adonhiramita, cujas cores são Azuis.
Com a separação dos Ritos Azuis, o atual Supremo Conselho do Rito Moderno, em 25 de novembro de 1874, passou a funcionar sob a denominação de Grande Capítulo do Rito Moderno ou Francês (Sessão nº 227). Data considerada como a de sua fundação. Em 9 de março de 1953 mudou sua denominação para Muito Poderoso Sublime Grande Capítulo do Rito Moderno para o Brasil (Sessão nº 895).
Em 5 de abril de 1972, o Grande Oriente do Brasil, Potência Maçônica Simbólica, e o então Muito Poderoso Sublime Grande Capítulo do Rito Moderno para o Brasil, Potência Maçônica Filosófica do Rito Moderno, firmam o Tratado de Re-Ratificação de Amizade e Aliança Maçônica.
A partir de 1976 passou a adotar a denominação de Supremo Conselho do Rito Moderno para o Brasil e em 1992 adotou o nome de Supremo Conselho do Rito Moderno. Em 1998, foram ativados os Graus 8 e 9, da 5ª Ordem, na Administração do então Soberano Grande Inspetor Geral Irmão Antônio Onias Neto.
O atual Presidente do Supremo Conselho do Rito Moderno, Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno Irmão Pasquale Mignella Filho, têm a responsabilidade de administrar 5 Grandes Conselhos e 26 Sublimes Capítulos espalhados por todo o Brasil. O Supremo Conselho do Rito Moderno é o único e legitimo representante do Rito Moderno no Brasil.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA.
Graus Filosóficos do Rito Moderno ou Francês – Considerações Históricas do Irmão Paulo César Gaglianone
... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Mensagem do Soberano Grande Inspetor Geral ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Comunicamos a todos os Corpos Filosóficos do Supremo Conselho do Rito Moderno, o passamento ao Oriente Eterno do querido Ir.´. Florisvaldo Campos Xavier, Grande Patriarca Regente do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita , e Cavaleiro da Sapiência e membro do Supremo Conselho do Rito Moderno.

Ficando determinado pelo Ir.´. Pasquale Mignella Filho – Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno, três dias de luto a partir desta data, como também os IIr.´. em seus Grandes Conselhos e Sublimes Capítulos, encerrar os trabalhos com o sinal de pesar, demostrado através da Bateria de Luto.

Pasqualle Mignella Filho ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook

Ontem tive a grata oportunidade de participar do 52º Instituto Cultural da ARLS Ordem e Progresso com uma palestra sobre os Graus Filosóficos ... Veja MaisSee Less

Ver no Facebook